terça-feira, 9 de abril de 2013

Habilidade x Capacidade



É muito difícil aprender o que é logaritmos na matemática se você não sabe multiplicar, da mesma forma, conceitos básicos das atividades físicas te ajudam a aprender e desenvolver seu treino, desempenho ou coreografia. Para hoje vamos distinguir HABILIDADES motoras de CAPACIDADES motoras.
Tente neste momento, você mesmo, a pensar nas diferenças entre essas duas expressões. Parece simples, mas vou escrever uma sequência de palavras e resolva como agrupá-las em habilidades e capacidades motoras:

1. Flexibilidade
2. Correr
3. Girar
4. Força muscular
5. Salto em distância
6. Agilidade

Se você agrupou 1, 4, e 6, você escolheu o grupo das capacidades, e 2, 3 e 5 são habilidades.
Para entender de uma vez por todas: Habilidade motora é aquilo que se aprende ao longo da vida, e Capacidade motora é aquilo que se nasce com, e pode ser desenvolvido. As habilidades são conjuntos de movimentos que agrupados da forma certa desempenham uma função, por exemplo 'andar'. Existem habilidades fundamentais de deslocamento (andar, correr, saltitar, saltar) de manipulação (segurar, lançar, quicar, chutar) e de estabilização (girar, rolar, equilibrar-se) e a combinação dos três anteriores (correr e saltar, andar equilibrando-se numa barra, saltar girando). E existem habilidades específicas que são aquelas que foram criadas pelo ser humano, podendo ser dividido e combinado nos três aspectos anteriores: deslocamento (chassê do ballet, salto carpado da ginástica), manipulação (girar uma espada, manipular uma fita de ginástica rítmica  chute 'bica' do futebol) e estabilização (pirueta do jazz, rolamento lateral do judô, avião da ginástica).
Já as capacidades motoras, todos os seres humanos possuem. Podem ser divididas em condicionantes (força explosiva, força de resistência, flexibilidade, velocidade, agilidade) e coordenativas (ritmo, equilíbrio, coordenação multimembros, adaptação espaço-temporal). Existem muitas outras capacidades e todas elas são desenvolvidas durante o processo de crescimento e desenvolvimento humano.
Apesar de diferentes, as habilidades e capacidades estão totalmente ligadas. Não é possível executar um salto com dupla pirueta (habilidade específica de estabilização e deslocamento) se você não desenvolveu força muscular explosiva, equilíbrio e coordenação motora (capacidades motoras condicionantes e coordenativas).
Agora que você já sabe a diferença, tente realizar na prática, vamos treinar!!!!

13 comentários:

  1. ÓTIMA EXPLICAÇÃO, TIROU MUITAS DAS MINHAS DUVIDAS, ESSES TEXTOS FORAM MUITOS IMPORTANTES,OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  2. Eu entendi que todos nos temos a capacidade motora que significa que agente consegue fazer as coisas mas precisa de se esforça agente tem capacidade de ser o que queremos só precisamos desse esforça, treinar muito, e tem as pessoas que possem habilidades umas pessoas desenvolvem uma, e a outra pessoa desenvolve outra.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei apenas com uma dúvida: se equilibrar é habilidade ou capacidade?

    ResponderExcluir